A vasectomia, cirurgia esterilizadora masculina, é uma cirurgia bem simples com anestesia local e sedação. Se você busca informações sobre vasectomia, como é feita e outras dúvidas mais comuns, esse artigo vai te ajudar.
Para começar, vamos falar sobre a dúvida mais comum que está relacionada aos critérios para a realização da vasectomia. Muita gente não sabe, mas é necessário preencher ao menos um dos dois critérios estabelecidos para que o homem possa ser liberado para realizar a vasectomia. Pela legislação brasileira, podem ser submetidos ao procedimento os homens maiores de 25 anos ou com 2 filhos nascidos vivos. Para homens casados pode ser solicitada a assinatura da esposa no formulário de solicitação da clínica ou, ainda, a autorização por escrito da esposa registrada em cartório.
Assista ao vídeo da urologista Dra. Amanda Jordão sobre vasectomia no perfil da SYN Saúde no Instagram e clique aqui para saber mais sobre a plataforma que está facilitando o acesso às cirurgias particulares no Brasil.
Quero fazer uma vasectomia. Por onde começar o processo?
A primeira coisa que uma pessoa precisa quando opta por realizar a vasectomia é buscar informações e alternativas para o procedimento. Se você tem plano de saúde o processo para a cirurgia deverá seguir os processos de aprovação e liberação do seu convênio, podendo demorar mais ou menos de acordo com o seu tipo de plano, carência e outras particularidades.
Se você pretende realizar a vasectomia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), deverá procurar a unidade básica de saúde de referência do seu bairro ou região, e informar sobre o seu interesse em realizar o procedimento. Na unidade básica será feito o encaminhamento para o especialista que dará sequência aos trâmites para realizar a sua cirurgia. Esse processo não tem prazos mínimo ou máximo para acontecer, podendo ser uma espera de alguns meses ou até anos.
A forma mais rápida de fazer uma vasectomia é realizando o procedimento na rede particular, caso você tenha renda permissiva para custear o procedimento. Por se tratar de um procedimento de baixa complexidade e que não exige internação, a vasectomia não é uma cirurgia com altos custos e pode ser bem acessível dependendo da técnica empregada, honorários médicos e da sua região.
Se você pretende fazer uma vasectomia particular com economia, segurança e previsibilidade, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você.
Vasectomia acessível sem plano de saúde? Clique aqui
Como a vasectomia é feita?
A vasectomia é uma técnica cirúrgica que consiste na ligadura do ducto deferente, por meio de uma incisão realizada na parte inferior do escroto. O procedimento é realizado sob anestesia local e o tempo médio de duração é de 30 minutos.
De acordo com a urologista Dra. Amanda Jordão, o procedimento é realizado com um corte mínimo de 1 centímetro no ducto deferente para que não haja mais a passagem dos espermatozóides durante a ejaculação.
A cirurgia é rápida e não necessita de internação, podendo o paciente retornar às suas atividades no mesmo dia.
Leia também: Como fazer um a cirurgia particular sem plano de saúde
Vasectomia dói?
Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é a realização da vasectomia. A cirurgia, no entanto, é realizada com anestesia local e sedação (o famoso cheirinho utilizado no consultório médico para algumas intervenções de baixa complexidade).
O corte feito na vasectomia também é mínimo (1 centímetro) e a recuperação geralmente ocorre de forma tranquila e sem intercorrências. Portanto, ainda que haja incômodo após a realização da vasectomia, se não houver intercorrências a dor pós-procedimento é considerada suportável e não atrapalha a realização da maioria das atividades diárias do paciente operado.
Como é a recuperação após a vasectomia?
Não é necessária uma recuperação longa e com muitas restrições após uma vasectomia, no entanto a equipe de saúde responsável pelo procedimento pode fornecer algumas recomendações para que o paciente tenha mais conforto até a sua plena recuperação.
Geralmente não é necessário repouso absoluto e o paciente pode retornar às atividades normais no mesmo dia.
Como saber se a vasectomia deu certo?
O sucesso do procedimento é medido alguns meses depois por meio de um exame chamado espermograma. O exame é feito entre 60 ou 90 dias após a cirurgia ou entre 20 e 30 ejaculações após o procedimento.
Para que a vasectomia seja considerada um sucesso o resultado do exame deve acusar a ausência de espermatozóides na amostra analisada.
Quanto custa uma vasectomia?
Assim como qualquer cirurgia, a vasectomia pode custar mais ou menos a depender de uma série de fatores como honorários médicos, localização, custos hospitalares e técnica empregada. O procedimento já incluindo a primeira consulta para avaliação pode custar entre R $1500,00 e R $8.000,00.
Você pode financiar o seu procedimento pela plataforma SYN. Clique aqui e saiba quais suas opções.