Pedra nos rins. Quando operar?

A pedra nos rins é uma condição bastante comum, sendo a forma mais comum de doença renal. A maioria das pessoas com pedras nos rins não apresentam sintomas e a condição é descoberta por acaso durante um exame de rotina. Porém, em outros casos, as pedras podem bloquear o fluxo da urina dos rins para a bexiga, causando dor intensa na região lombar e nas costas. Nesses casos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para remover as pedras.

Se você tem dúvidas sobre pedras nos rins e quando operar, continue esse artigo irá te ajudar a entender mais sobre o problema e a cirurgia que é indicada para esses casos. E se você já sabe que precisa fazer uma cirurgia para a pedra nos rins, clique aqui e conheça a plataforma que facilita o acesso às cirurgias particulares para quem não tem plano de saúde e não pode ou não quer esperar pelo SUS. Clique aqui e saiba mais!

Qual o tamanho da pedra no rim para fazer cirurgia?

 A maioria das pedras nos rins tem entre 4 e 5 milímetros de diâmetro, mas podem chegar a mais de 15 centímetros em alguns casos. Quando ultrapassa esse tamanho, as pedras podem causar diversos problemas na saúde, como dor intensa nas costas ou na região lombar, sangue na urina e infecções do trato urinário. A  cirurgia para remover as pedras dos rins é indicada apenas quando as pedras ficam maiores que 10 e 15 centímetros e passam a incomodar o paciente e provocando esses sintomas.

Leia também: 3 formas de realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde

Como a pedra nos rins é diagnosticada?

A pedra nos rins pode ser diagnosticada através da ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Esse é um procedimento indolor e não invasivo, que avalia a estrutura dos órgãos abdominais. A partir do resultado da ultrassonografia, o médico irá decidir se é necessário realizar uma cirurgia para remover a pedra.

O que acontece se não tirar a pedra do rim?

Se não for tratada corretamente, a pedra nos rins podem migrar para o ureter e causar dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário e, em casos mais graves, infecções generalizadas. 

Como saber se a pedra sai do ureter?

A pedra dos rins sai do ureter quando ela é expelida pelo organismo através da urina. Geralmente, a pedra passa pela bexiga e é eliminada na urina. No entanto, em alguns casos, a pedra pode ficar presa no ureter. Nessas situações, o paciente apresenta dor intensa na região lombar e na lateral do abdômen. Além disso, há um aumento da frequência de micção e alterações na cor da urina.

Quem tem pedra nos rins pode fazer atividade física?

A atividade física é recomendada para todas as pessoas, inclusive para quem tem pedra nos rins. No entanto, é importante que o paciente com pedra nos rins consulte seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois ele poderá orientá-lo sobre qual a melhor atividade para o seu caso específico.

Quanto custa uma cirurgia de pedra nos rins?

A cirurgia de pedra nos rins pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 20.000,00, dependendo da região do país, dos honorários médicos e da técnica empregada na cirurgia. Para realizar essa cirurgia sem plano de saúde com economia, previsibilidade e segurança, clique aqui e saiba mais sobre a SYN

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados