Cirurgia de vesícula: tudo o que você precisa saber

A retirada da vesícula biliar, também conhecida como colecistectomia, é um procedimento cirúrgico realizado para remover a vesícula biliar. A vesícula biliar é uma pequena bolsa que fica no lado direito do seu abdômen e armazena bile, um fluido produzido pelo fígado que ajuda na digestão. 

Quando há problemas com a vesícula, como inflamações ou até mesmo a formação de pedras, pode ser necessário que ela seja removida por meio de cirurgia. A cirurgia pode ser feita em três técnicas diferentes. São elas:

  • Colecistectomia laparoscópica
  • Colecistectomia aberta 
  • Colecistectomia radical

Cada uma dessas técnicas possui particularidades que serão explicadas a seguir ao longo deste artigo.  Se você está considerando uma cirurgia de vesícula, este artigo irá te ajudar a esclarecer as principais dúvidas  sobre o procedimento e seus riscos e benefícios potenciais.

E se você já está decidido a realizar sua cirurgia, clique aqui e conheça a plataforma que está ajudando pessoas como você a realizarem cirurgias particulares com economia, previsibilidade e segurança, mesmo para quem não tem plano de saúde. Clique aqui e saiba mais sobre a SYN.

Quando a cirurgia de vesícula é recomendada?

A cirurgia de vesícula é recomendada quando a vesícula apresenta quadros de inflamação ou cálculos biliares, as chamadas pedras na vesícula. Isso acontece por causa da saturação de alguns elementos presentes no líquido biliar, incluindo sais, colesterol e bilirrubinatos. 

A saturação dos elementos leva à inflamação e à formação dos cálculos (pedras) podendo causar desconfortos e dor ao paciente. Geralmente o paciente que está com pedra na vesícula procura o médico quando a dor e o desconforto gerado pelos cálculos impactam na qualidade de vida dele. Nesse caso, o médico pode recomendar a retirada da vesícula para que o paciente volte a ter qualidade de vida e não sofra mais com dores e processos inflamatórios.

Leia também: 3 formas de realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde

Como é feita a cirurgia de vesícula?

A cirurgia para a retirada da vesícula pode ser feita por três técnicas diferentes, conforme já falamos no início deste artigo. Agora vamos explicar à você como cada técnica funciona:

 

Colecistectomia laparoscópica

Nessa técnica a retirada da vesícula é realizada via vídeo laparoscopia. O procedimento é realizado com incisões no abdômen do paciente e este deve ser feito sob o efeito de anestesia geral.

Após realizar as incisões (cortes), o cirurgião opera o paciente com o auxílio de uma câmera que o ajuda a ter mais precisão durante o procedimento. 

Essa técnica costuma ser realizada em menos tempo que as demais e é considerada uma das maneiras menos dolorosas e de mais recuperação mais rápida.

Colecistectomia aberta

A colecistectomia aberta consiste na retirada da vesícula via cirurgia tradicional. Nessa técnica é feita uma incisão maior no abdômen do paciente.

Geralmente a cirurgia é mais demorada e a recuperação do paciente também pode levar mais tempo.

Colecistectomia radical

Nessa técnica não apenas a vesícula é retinada, mas também todos os gânglios linfáticos e partes do fígado. A colecistectomia racial é mais demorada que as outras técnicas por ser feita em uma área mais abrangente.

 

É importante lembrar que essa técnica é recomendada apenas em alguns casos, como, por exemplo, se o paciente está sofrendo com um câncer em estágio avançado ou em progressão. 

 

Leia também: Cirurgia sem plano de saúde |  tudo o que você precisa saber

Quanto tempo dura a cirurgia de retirada da vesícula?

O procedimento tem duração média 30 minutos, podendo ser realizado em mais tempo a depender da técnica utilizada pelo cirurgião, Após o procedimento o médico, geralmente, recomenda ao paciente repouso de até 2 dias e o libera para retornar às suas atividades normalmente em uma ou duas semanas.

Quanto custa uma cirurgia de vesícula?

Os custos de uma cirurgia de vesícula podem variar bastante a depender da técnica empregada, dos custos hospitalares e, principalmente, dos honorários do médico e da equipe que o acompanha. 

Sendo assim, uma cirurgia de retirada de vesícula pode custar de R$ 10.000, 00 a R $20.000,00 na rede particular.

No entanto há opções mais previsíveis e econômicas para quem quer operar na rede particular, mas não tem plano de saúde. Clique aqui e saiba mais sobre como a SYN pode ajudar você a realizar a sua cirurgia.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados