Demora na fila do SUS: O que fazer para realizar sua cirurgia?

O Sistema Único de Saúde, o SUS, garante o atendimento à saúde para toda pessoa, brasileira ou não, que busque a assistência em território nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 76% da população tem o SUS como único meio de acesso à saúde e depende do sistema para atendimento médico e odontológico.

O SUS também garante o acesso às vacinas e tem um dos maiores programas de imunização do mundo, tendo um dos mais completos calendários vacinais e sendo referência na oferta de vacinas para várias doenças. O sistema também é responsável por programas de controle de saneamento urbano e de meio-ambiente, e pela regulamentação de planos de saúde.

Mas, o que isso tem a ver com a fila de espera por uma cirurgia? 

Bem, compreender esse cenário é essencial para que você entenda os fatores que podem influenciar na demora e na dificuldade de acesso aos procedimentos cirúrgicos. 

Por conta de todas as vertentes que cruzam o sistema, e, é claro, pela alta demanda, a fila por procedimentos eletivos, aqueles que não são considerados de urgência, pode ser grande e lenta, o que torna a sua espera, por vezes, demorada. Nesse artigo pretendemos ajudar você esclarecendo as principais dúvidas sobre a fila de espera para cirurgias no SUS e o que você pode fazer se não quiser ou não puder esperar tanto tempo. 

 

Quais cirurgias são mais demoradas no SUS?

Segundo o MS, os procedimentos com maior demanda atualmente são os oftalmológicos, como o tratamento para catarata e de doenças de retina, e, em seguida, cirurgia para correção de hérnias e, em terceiro lugar,  cirurgias de retirada da vesícula biliar. 

Leia também: Cirurgia sem plano de saúde | Tudo que você precisa saber

Quanto tempo vou esperar na fila do SUS?

Depende de vários fatores, incluindo a demanda, a complexidade do procedimento e, ainda, do quadro de saúde que levou o paciente a precisar da cirurgia.

Cirurgias de urgência e emergência costumam ser realizadas em pouco tempo, pois a não realização do procedimento pode oferecer riscos de morte para o paciente. Fora isso, há o tipo de cirurgia que está, inevitavelmente, atrelado à demanda: Alguns tipos de cirurgia tem menor demanda, logo, possuem filas de espera menores; outros, contudo, possuem maior demanda e, consequentemente, maior tempo de espera. 

 

O que fazer se o SUS não realizar a cirurgia que eu preciso?

Se a cirurgia que você precisa fazer não é coberta pelo SUS, você tem dois caminhos: realizar a cirurgia na rede particular ou tentar o procedimento pelo plano de saúde. Há, ainda, a possibilidade de entrar com uma ação judicial pedindo que o procedimento seja custeado pelo sistema, porém, o processo exige a comprovação da necessidade de realização e a impossibilidade do SUS em atender com outros tratamentos disponíveis.

 

Existe um jeito de realizar minha cirurgia sem depender do SUS?

Sim. Pela rede particular ou pelo plano de saúde. Se você, no entanto, não tem plano de saúde, há uma forma de realizar a sua cirurgia de forma ágil e segura. Clique aqui e saiba mais. 

Como fazer cirurgia sem plano de saúde?

Para fazer sua cirurgia sem plano de saúde você pode entrar para a fila do SUS para o seu procedimento procurando uma unidade básica de atendimento e seguindo todo o processo necessário, ou realizar a cirurgia na rede particular. 

A SYN é uma plataforma que ajuda pessoas como você que não tem plano de saúde ou que não quer esperar e deseja realizar sua cirurgia o quanto antes. Clique aqui e fale com a gente agora mesmo! 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados