Quem faz cirurgia tem direito de receber auxílio doença?

O Auxílio-Doença é um dos principais benefícios do INSS para quem é contribuinte e está com um problema de saúde e que impeça a realização do trabalho por um período ou até mesmo em uma situação permanente.

O que muita gente talvez não saiba é que o auxílio doença não é concedido apenas para casos de doenças ou acidentes de trabalho. A legislação brasileira também garante ao trabalhador de carteira assinada em regime de CLT o direito a receber o auxílio doença em casos de cirurgia. Isso porque a cirurgia é considerada um afastamento temporário do trabalho, ou seja, o trabalhador não estará em condições de exercer suas atividades profissionais durante o período que precisar se recuperar.

Para ter acesso ao benefício, é preciso que o médico ateste que o afastamento é imprescindível e que não há condições de o trabalhador exercer suas funções por um determinado período. O auxílio doença pode ser concedido por um período mínimo de 15 dias e pode chegar a 24 meses.

 Vale ressaltar que, além da cirurgia, outros procedimentos médicos também podem ser considerados como afastamentos temporários do trabalho e, portanto, dar direito ao auxílio-doença. Esses procedimentos precisam ser comprovados mediante laudo médico e devem impedir que o trabalhador exerça suas atividades profissionais pelo período indicado no documento. 

Como faço para receber do INSS após ter feito cirurgia?

Você precisará primeiramente da documentação entregue pelo médico cirurgião com todas as informações preenchidas, inclusive a orientação para o período do afastamento. Depois, comunique o departamento de RH (recursos humanos) da empresa onde você trabalha para que ele possa dar encaminhamento ao processo ou te orientar quanto aos próximos passos, que podem incluir dar a entrada por conta própria no site do INSS e passar por perícia.

Na maioria das vezes o trabalhador não precisa se deslocar a nenhum posto de atendimento do INSS, pois o processo pode ser feito pelo site do INSS. Caso o afastamento seja inferior a 15 dias, o médico pode conceder um atestado e o próprio RH da empresa fará todos os encaminhamentos necessários para que ele receba o salário normalmente mesmo com o atestado de afastamento. 

Caso o período de licença seja superior a 15 dias, o afastamento será feito pelo INSS e o trabalhador receberá o auxílio-doença e não o salário fornecido pela empresa. O auxílio doença tem valores e regras próprias, podendo o trabalhador receber valores inferiores ao que já recebia uma vez que a instituição vai fazer um cálculo do benefício com a média de 80% do salário recebido nos últimos 12 meses.

Quais os requisitos para pedir auxílio-doença?

É necessário preencher três requisitos básicos para ter direito ao auxílio-doença;

  1. O segurado precisa estar afastado do trabalho por mais de 15 dias consecutivos;
  2.  A doença precisa ser comprovada por exame médico;
  3. A doença precisa ser incapacitante, ou seja, impossibilitar o segurado de exercer suas atividades profissionais. 
Leia também: Como funciona o pagamento de cirurgia em hospital particular

Quanto tempo depois da cirurgia posso pedir auxílio-doença?

Fique atento ao prazo para solicitar o seu auxílio-doença no caso de cirurgia. Depois de operado, o segurado tem até 30 dias para solicitar o benefício ao INSS.

Não importa o tipo de cirurgia que você tenha realizado, o prazo é o mesmo: 30 dias. Isso significa que, se você não solicitar o benefício dentro desse período, perderá o direito a ele. 

O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?

Para entrar com o pedido de auxílio-doença por cirurgia realizada você precisa que no laudo médico conste as seguintes informações: 

  • O nome completo do segurado; 
  • A identificação do laudo médico (número do CRM e endereço completo da clínica ou hospital); 
  • A data em que foi realizada a cirurgia; 
  • O tempo de recuperação previsto pelo médico; 
  • A descrição da cirurgia realizada. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

94 respostas

  1. Eu sou autônomo pago meu INSS do baixa renda vou faser uma descompressão de órbita eu vou passa um tempo sem poder trabalhar eu tenho direito de entrar com pedido de auxílio doença

    1. Olá Maria José. Geralmente o afastamento do INSS é para quem está no mercado, mas consulte se há a possibilide de você receber em um posto do INSS na sua cidade.

      1. Tenho 54 anos vou operar a mão vou ficar se poder trabalhar por 6 meses faz uns 15 anos que não pago o INSS
        Tenho algum direito algun benefício

        1. Olá Sidnei. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

    2. Sim! Ao ligar no 135 e levar o atestado médico no dia da perícia ou marcar a mesmo pelo aplicativo do meu inss pelo q sei ! Tb vou fazer o mesmo processo

        1. Bom dia! Já trabalhei cerca de 1 ano em registro de carteira assinada em uma empresa, hoje trabalho em outra mas nao tenho carteira assinada e vou precisar me afastar por motivo de cirurgia… se eu começar a pagar como autonoma agr, contando com esse tempo que tive de carteira assinada, eu consigo receber do inss??

          1. Olá Sheila. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  2. Gostei .
    Preciso saber.. eu já estou afastada da empresa a mais de 1 ano
    Mas continua a carteira assinada recebi do INSS durante um tempo mas ñ raça mas.
    Vou fazer uma cirurgia tenho direito a receber do INSS??

    1. Olá Roseni. Consulte a informação no posto do INSS na sua cidade, por gentileza. Geralmente a contagem do tempo do benefício é feita a partir do retorno ao trabalho.

      1. Bom dia !! Fiz uma cirurgia na coluna tive tive o beneficio indeferido por carência isso é correto?

        1. Olá Pedro. Para esclarecer sua dúvida é necessário falar com o posto de INSS da sua cidade.

          1. Bom dia eu queria sabe se eu tenho direito aposentadoria eu tenho a mão operada e não consigo fecha a mão perdi os movimentos da mão fiz 2 cirurgia e o médico tirou os tendão do pé pra bota na mão mais não conseguir os movimentos e o meu laudo e antigo eu tenho 15 anos com a mão assim eu estava com 13 anos de idade e não consegui um trabalho até hoje e nem consegui a aposentadoria pq o meu laudo e antigo eu vou lá no dom Pedro // pra fazer um laudo novo será que eu consigo me aposentar

          2. Olá Rosemary. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

        2. fiz uma cirurgia de pulso quebrado, a princípio o médico me atestou c 90 dias de afastamento, 15 dias recebi da empresa, até agora não me chamaram p perícia do INSS, entrei c pedido no INSS dia 19/06/23 até hoje 27 nada ainda de perícia. se eu voltar a trabalhar antes dos 90 dias que o médico prescreveu mesmo assim eu recebo o benefício do INSS?

          1. Geralmente o benefício do afastamento é concedido ao trabalhador que está na ativa e precisa se afastar. Verifique no INSS da sua cidade se há alguma possibilidade de você receber esse ou outro benefício. Boa sorte!

      2. Não trabalho só recebo o bolsa família, fiz a cirurgia de laqueadura e posso pedir o auxílio doença… sem afetar o meu bolsa família?

        1. Olá Iara, tudo bem? Verifique a situação em uma unidade de atendimento do INSS na sua cidade.

      3. Nunca contribui con INSS, sofri um acidente estou com o laudo médico da 3 meses tenho algum direito do INSS?

        1. Oi Rapahel. O benefício do afastamento é dado para quem está na ativa, mas vale uma consulta no INSS da sua cidade para saber se você tem acesso a algum outro benefício. Boa sorte!

  3. Muito bom as explicações
    Poderiam tbm colocar os procedimentos dos autônomos
    Porque deve ser diferente pois não temos o RH pra fazer o procedimentos cabíveis junto ao INSS ok
    Boa tarde

  4. Trabalho em uma empresa sendo ela meu primeiro emprego CLT , estou lá a 120 dias e no fim de semana virei o joelho e rompeu o ligamento cruzado , agora tenho que operar , tenho direito a afastamento?

    Mesmo só contribuindo durante 4 meses ?

  5. Parabéns as explicações firam muito útil eu Angela Mara de lima fiz uma cirurgia de hérnia umbilical no dia 21/4/23 e aguardo a perícia dei entrada no dia 3/4/23 no auxílio de incapacidade, ao retornar às atividades no momento

    1. Eu tbm fiz a cirurgia de hérnia umbilical em abril desse ano,só que não dei entrada no INSS,mais tive que fazer outra cirurgia pra retirar a linha que foi costurada a cirurgia por dentro por que tava com granuloma,agora marquei a perícia médica pra outubro,será que tenho direito ao auxílio doença?

      1. Olá Lidiane. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  6. Fiz uma cirurgia pra retirar a vesícula nesta mesma aconteceu um acho cirúrgico estou desde 2019 tentando concertar tenho direito a aposentadoria por invalidez? No momento não estava trabalhando estava tratando um câncer de bexiga

    1. Fui desligada Da empresa tem menos de um ano agora fiz bariátrica eu teria algum direito de receber? Pois não posso trabalhar durante 90 dias.

      1. Olá Priscila. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  7. Fiz uma cirurgia pra retirar a vesícula nesta mesma aconteceu um acho cirúrgico estou desde 2019 tentando concertar tenho direito a aposentadoria por invalidez? No momento não estava trabalhando estava tratando um câncer de bexiga acidente cirúrgico só pra corrigir

    1. Olá Joselito, tudo bem? Faça contato no posto do INSS da sua cidade para esclarecer a sua dúvida.

  8. Bom dia fis uma cerugia de retirada de visícula me deram 14 dias de atestado fui tirar meus pontos com 10 Dias mas estão inflamado gostaria de saber se posso volta trabalhar após os 14 dias ou tenho que entrar pro INSS

    1. Olá Janete. Entre em contato com o posto do INSS na sua cidade para esclarecer a sua dúvida.

  9. Muito bom
    Meu nome é Janete,moro em Natal
    Rio Grande do Norte
    Fis uma cirurgia dia 1/6
    de histeretomia
    dei entrada na perícia pra 10 de julho
    Sou empregada doméstica.

  10. Estava trabalhando a pouco mais de três meses na empresa e precisei fazer uma cirurgia com afastamento de 2 meses, irei passar pela perícia do INSS logo mais. Minha dúvida é se mesmo sem ter contribuído 12 meses (esse é meu segundo emprego de CLT) ainda tenho direito a receber auxilio.

  11. Fis uma cirurgia no dedo
    O dedo que fais joia
    A empresa que marcou mais vou ficar 2 meses afastado mais meu atestado vence dia 19/08/2023
    E a empresa conseguiu marcar pro mês 10 viu ter o direito do inss

    1. Olá Johnny, tudo bem? O afastamento da empresa é temporário, passado o período o afastamento é feito pelo INSS. Entre em contato com o RH da sua empresa para saber as datas de entrada do pedido e orientação para entrar com o pedido no INSS>

    2. Fui desligada Da empresa tem menos de um ano agora fiz bariátrica eu teria algum direito de receber? Pois não posso trabalhar durante 90 dias.

      1. Olá Priscila. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

    1. Oi Daiane, tudo bem? O MEI tem direito desde que a guia de contribuição tenha sido paga em dia nos últimos 12 meses antes do afastamento. Procure verificar no portaldoempreendedor.gov.br se as contribuições foram pagas em dia.

  12. Moro na fazenda ,Assentamento
    PA São, Miguel, pago ITR anualmente,e vou fazer uma cirurgia tirar o meu útero,(miomas e endometriose), gostaria de saber se tenho direito de receber o benefício do INSS ?

    1. Olá Almerita. Geralmente o benefício do afastamento é concedido ao trabalhador que está na ativa e precisa se afastar. Como a Sra faz a contribuição, pode ser que consigaa liberação do benefício. Verifique no INSS da sua cidade se há alguma possibilidade de você receber esse ou outro benefício. Boa sorte!

  13. Oi bom dia,fiz uma cirurgia abdominoplastia reparadora!tenho direito a afastamento pelo inss? Trabalho há 11 anos na mesma empresa!

    1. Olá Ivaneide. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

    1. Olá Meiriele. Geralmente são 12 parcelas sem atraso, porém o INSS é o mais indicado para você tirar essa dúvida. Um abraço!

  14. Fiz uma cirurgia no ombro direito, onde meu médico, pediu por laudo um afastamento de 90 dias, operei dia 06/06/2023, dei entrada pelo. Site dia 16/06/23, até o momento no Inss estou em análise e nada muda, a empresa me pedi um posicionamento q não tenho pra dar, o q faço?

    1. Olá Márcia. Entre em contato com o INSS da sua cidade para saber se já é possível dar entrada no afastamento.

  15. Olá!
    Sou do lar e pago inss,vou fazer uma cirurgia de hérnia umbilical o q devo fazer para conseguir o auxílio doença?

    1. Procure o INSS da sua cidade com a documentação de entrada do benefício já preenchida pelo seu médico.

  16. Olá!
    Sou do lar e pago inss,vou fazer uma cirurgia de hérnia umbilical o q devo fazer para conseguir o auxílio doença? Quais são os procedimentos?

  17. Boa noite, fiz uma cirurgia, esse mes faz 1 ano e até agora meu pedido está em analise. O que posso fazer?

    1. Olá Fabiana. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  18. Eu fez uma cerugia de vesícula dia 02 de junho dei entrada no auxílio doença 30 dias depois minha perícia tá marcada para o dia 05 de outubro posso receber o benefício.

    1. Olá Milena. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  19. Sou babá agora tô afastada porque tenho que cuidar do bebê mais não tô podendo pegar ele pois fiz uma cirurgia nas costas de uma retirada de um cisto eu pago o Mei a 7 anos eu tenho direito ao auxílio doença

    1. OLá Valdecira. Normalmente o MEI quando pago em dia por 12 meses já dá direito ao afastamento médico. Entre em contato com o INSS para saber como você pode dar entrada. Um abraço!

  20. Vou fazer uma cirurgia de hérnia iguinal, com quanto tempo posso dar entrada no INSS para receber o auxilio?

    1. Olá Sidnei. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  21. Meu nome é lucia preciso sabe se tenho direito sobre o inss pois não trabalho vou fazer uma cirurgia como faço pra tem o direito de receber o benefício

    1. Olá Lucia. Geralmente o benefício do afastamento é concedido ao trabalhador que está na ativa e precisa se afastar. Verifique no INSS da sua cidade se há alguma possibilidade de você receber esse ou outro benefício. Boa sorte!

  22. Já trabalhei de carteira assinada porém não estou trabalhando no momento e cai na escada da escola quando fui buscar minha filha e fiz uma cirurgia no meu tornozelo esquerdo foi colocado uma placa e 5 pinos tenho direito a algum benefício do INSS

    1. Oi Greicielly; por já ter contribuído pode ser que você tenha direito a algum benefício, mas improvável o afastamento. Peça uma avaliação do seu caso diretamente no INSS para que possam avaliar o seu caso. Boa sorte!

    1. Olá Simone. Com a orientação do médico é possível. Entre em contato com o INSS para saber mais. Boa sorte!

  23. Olá! Estou desempregada, vai fazer 6 meses que sai da empresa eu tenho direito. Vou fazer cirurgia de Mioma. Não tem um ano que sai da empresa

    1. Olá Amanda. Geralmente o benefício por afastamento é concedido para o trabalhador que está na ativa, mas vale uma consulta diretamente no INSS para avaliar se no caso é possível acessar esse ou outro benefício. Boa sorte!

  24. Olá,boa noite.
    Estive lendo comentários sou autônoma sofri um acidente de carro maio de 2023 mas só operei no começo de julho infelizmente me liberaram do hospital com a cervical fraturada meu plano também demorou quando soube a liberar cirurgia. Hoje retornei no médico ele fez um laudo,qual a chance de conseguir auxílio doença?

    1. Geralmente o benefício do afastamento é concedido ao trabalhador que está na ativa e precisa se afastar. Verifique no INSS da sua cidade se há alguma possibilidade de você receber esse ou outro benefício. Boa sorte!

  25. Bom dia. Sou diarista e acabei de fazer uma abdominoplastia reparadora, gostaria de saber se tenho direito a pedir o auxílio e fazer a pericia , pois trabalho com faxina e arrastando coisas pesadas.
    Tenho direito ao benefício?

    1. Olá Sônia. Somente o INSS pode avaliar o seu caso e verificar se está dentro dos critérios para receber o benefício. Boa sorte!

  26. Sou faxineira e trabalho 6 dias por mês numa casa, tenho direito a licença médica, ganho meio salário mínimo por mês.

    1. Olá Clara. Geralmente para receber benefício por afastamento é necessário estar contribuindo ou ter contribuído por um período mínimo. Verifique diretamente no INSS o seu caso. Um abraço!

  27. Boa tarde na infância tive 3 vezes meningite cachunba sarampo osso melite nas 2 perna tive que operar quebrei tornozelo tenho parafuso platina tenho ataque piletico a 16 anos estou correndo atrás pra me encostar mais não estou conseguindo essa já vai pra 4 vez nunca trabalhei cm carteira registrada será que ainda vou conseguir

    1. Oi Stefani. Normalmente o benefício do INSS é concedido a quem precisa se afastar do trabaho em função da cirurgia. Consulte o INSS da sua cidade para saber se há a possibilidade desse ou outro benefício para o seu quadro. Um abraço e boa sorte!

  28. Assinei minha carteira dia 20/10 e hoje dia 26/10 descobri que vou operar. Tenho direito ao afastamento pelo INSS????

    1. Oi Jessica. No seu caso vai depender se há vínculo anterior à esse. Vale consultar diretamente no INSS. Um abraço!

  29. Hilario se todas as perguntas nenhuma foi respondida,ou seja a mesma resposta ,procure o inss, então o que realmente vc esta fazendo aí se vc não sabe de nafa

    1. Olá dona Marta. Quem faz o afastamento da pessoa e está apto a avaliar cada caso individualmente é o INSS ou um advogado especialista na área. Nenhuma pessoa fora do INSS está apta a conceder esse benefício. Um abraço.

  30. Boa tarde

    Um amigo meu fez uma cirurgia para retirar duas hernia acho que no estomago, e ele e trabalhador autonomo e paga o inss todo mes, ele quer saber se tem como ele receber algum beneficio , se encostar pelo inss, hoe esta com 5 dias . O que ele deve fazer pois nao pode ficar sem ganhar pois tem um pai que depende dele com tudo .

    1. Olá Nilva. Entre em contato com o INSS para saber se o caso se enquadra nos critérios para recebimento do benefício. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados